Proposta Pedagógica
A ESCOLA, em seus processos e relações, é essencialmente POLÍTICA, ÉTICA e ESTÉTICA.
POLÍTICA, para nós, democrática e libertadora: o ser participativo, reflexivo e adaptável e que se entende como parte de um sistema.
ÉTICA, por valorizar profundamente as experiências humanas e tornar visível o aprendizado em relação.
ESTÉTICA, por voltar o olhar para aquilo que afeta a criança em suas relações e sutilezas, desenvolvendo as capacidades narrativas da sedução estética.
Ao contrário, as cem existem
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe:
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
Paulo Freire
“Ninguém começa a ser educador numa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática.”
Carla Rinaldi
"A paz é uma forma de pensar, de aprender e de escutar os outros, uma forma de observar as diferenças como um elemento de conexão, e não de separação."
Vea Vecchi
"Esperamos que uma abordagem sensível de nossos arredores possa constituir um elemento positivo para a participação e a solidariedade consciente com os outros e com aquilo que nos cerca, uma atitude indispensável para o futuro da democracia e da humanidade."
Emmi Pikler
"A criança que chega a algo por iniciativa própria adquire conhecimentos de outra natureza do que aquela que recebe a solução totalmente elaborada."
César Coll
"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende."
Manoel de Barros
"Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós."
Rubem Alves
"Eu penso a educação ao contrário. Não começo com os saberes. Começo com a criança. Não julgo as crianças em função dos saberes. Julgo os saberes em função das crianças. É isso que distingue um educador. Ele olha primeiro para o aluno e depois para disciplinas a serem ensinadas. Educadores não estão a serviço de saberes. Estão a serviço de seres humanos."
Fernando Savater
"Crianças felizes nunca se restabelecem totalmente de sua infância e aspiram, pelo resto da vida, a recuperar seja como for seu fugaz encanto original."
Yves De La Taille
"Portanto, "limite" não deve ser pensado apenas como ponto extremo, como fim, como limitação. Não há dúvida de que esse é um dos significados, mas apenas um, apenas um lado da fronteira. “Limite” significa também aquele pode ou deve ser transposto. Toda fronteira, todo limite separa dois lados. O problema reside em saber se o limite é um convite a passar para o outro lado ou, pelo contrário, uma ordem de permanecer de um lado só."