O QUE QUEREMOS CELEBRAR?
Aniversários
Os aniversários representam a comemoração da vida que se desenvolve e se renova, que é compartilhada no cotidiano da escola e da família. As crianças protagonizam as decisões e realizações dos preparativos de forma que as escolhas estéticas representem a ética do significado da confraternização, do convite à participação e do respeito à vida. No dia do aniversário de cada criança, ela tem a possibilidade de escolher e compartilhar com o grupo alguma brincadeira ou contexto investigativo. Os familiares das crianças aniversariantes daquele mês são convidados a participar na hora do lanche no período pedagógico de alguma forma (em presença virtual ou física). Em fevereiro comemoramos também os aniversariantes de janeiro, em agosto também os de julho e em novembro também os de dezembro. O grupo tem protagonismo nas decisões e realizações dos preparativos: decoração do espaço, enfeite do bolo, organização da mesa etc.
O aniversário da escola também é comemorado em agosto com toda a comunidade.
Infância
Comemoramos a infância a cada olhar, a cada escuta, a cada encontro, a cada fronteira estabelecida com ou por ela, a cada espaço e material pensado para a criança. Não vemos sentido em comemorar na escola o “dia da criança” em outubro como uma data que associa a infância ao consumo - à necessidade de presentear a criança. Aproveitamos, assim, a oportunidade de refletir sobre a infância, da necessidade do brincar à capacidade da criança de criar, produzir e não apenas receber, mas também dar, bem como a importância das relações.
Família
As famílias são o contexto mais influente, pela sua condição íntima, para o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças. Na diversidade de pontos de vista, de estilos de vida, de cultura, de configurações, de escolhas éticas, políticas e religiosas, elas são portadoras de recursos e habilidades necessários à renovação da escola dando continuidade e fazendo crescer a comunidade de vivências educativas das crianças. Sabemos que reconhecer, portanto, o valor da família está muito além de comemorá-la em datas de calendário universais que a associa ao consumo, como o dia dos pais e das mães. Além de um cotidiano de participações das famílias da escola, desenvolvemos um projeto junto às crianças de reconhecimento de sentidos da família, no início do ano. A partir de diálogos e trocas de experiências, num processo longitudinal, as crianças investigam os seus significados sobre: o que é família? como é a sua família? o que a sua família faz por/para você?, e fazem uma produção que simbolize suas descobertas.
Produções de conhecimento das crianças
A Mostra Pedagógica dá visibilidade às narrativas de processos de pesquisas e aprendizados das crianças em relação - entre elas mesmas, com os adultos e com os seus sujeitos de pesquisa. Ela acontece no segundo semestre dando vida às investigações das crianças.
Cultura ou manifestações tradicionais populares
Temos dois encontros que celebram a cultura em comunidade - o Encontro Cultural no final do primeiro semestre e a Festa de Encerramento no final do ano pedagógico. No Encontro Cultural, as famílias da escola organizam e protagonizam junto com as crianças e a escola diversas oficinas e apresentações que representem o costume, o conhecimento e a arte produzida em nossa comunidade, acolhendo a convivência. A Festa de Encerramento celebra um ano de investigações, descobertas e construções de sentido, relações e conhecimentos da comunidade escolar. As crianças fazem uma apresentação cênica, em movimentos livres, com os contextos e as linguagens expressivas mais relevantes em seus processos ao longo do ano, embaladas por músicas criadas a partir do repertório de experiências e pesquisas dos grupos.