Intencionalidade nos Ambientes
Espaços, tempos e relações
A escola promove o bem-estar e uma aprendizagem serena por meio do cuidado dos ambientes, da predisposição dos espaços educativos e da condução atenciosa de uma inteira rotina diária escolar. Os espaços internos e externos da escola são pensados e organizados em formas interconectadas que favorecem as interações, explorações, autonomia, curiosidade, comunicação e, principalmente, se caracterizam como locais de convivência e pesquisas para as crianças e os adultos. O ambiente interage, modifica-se e toma forma de acordo com os projetos e experiências de aprendizado das crianças e dos adultos, num constante diálogo entre arquitetura e pedagogia.
A organização dos espaços e dos tempos torna-se elemento de qualidade pedagógica do ambiente educativo e, portanto, deve ser objeto de explícita projetação e verificação. Em particular:
O ESPAÇO deve ser acolhedor, caloroso, bem cuidado, sob orientação do gosto estético, expressão da pedagogia e das escolhas educacionais da escola. O espaço fala das crianças, do seu valor, das suas necessidades de brincar, de movimento, de expressão, de intimidade e de socialização, através da ambientação física, da escolha dos móveis e objetos dispostos para criar um lugar funcional e convidativo;
O TEMPO estendido consente à criança viver com serenidade o próprio cotidiano, de brincar, explorar, falar, entender, sentir- se dono de si e das atividades que experimenta e nas quais se exercita.
O cuidado com a estética, com os objetos e locais de atividade por parte das crianças e dos adultos é um ato educativo ético que gera bem-estar psicológico, senso de familiaridade e pertencimento, gosto e prazer de habitar o local, que são também premissas para a segurança dos ambientes. Assim, o olhar do educador deve tanto prever riscos, quanto possibilitar riqueza e qualidade nas diversas propostas.