Acolhimento

Cotidiano Extraordinário

A escolha da família em acolher a escola, enquanto quem compartilha a responsabilidade de cuidar e educar as crianças, cria uma fonte de significados originais da escola e do aprender para a criança.

Sustentar e comunicar essa escolha de parceria cotidianamente abre horizontes para o acolher e ser acolhido.

Os educadores também fazem escolhas a fim de acolher as crianças e sustentar a vida na escola. Planejar e se preparar para estar com as crianças, pensar sobre elas, escutá-las, investigar seus desejos e interesses, suas histórias de vida, serve como bússola para desbravarmos juntos os percursos do aprender em relação. M., 4a7m

A entrada da criança na escola e o início de um ano são momentos marcantes, repletos de novidades e aprendizados. Espaços para desvendar, pessoas para conviver, sons para escutar, materiais para conhecer, ideias para compartilhar, provocam emoções diversas, encantamentos e ansiedades. É necessário tempo para criar vínculos, relações de confiança, sentir-se parte de um todo.Isto está além desses momentos, constitui processos... Ao chegar à escola todos os dias, as crianças são acolhidas por adultos, crianças, memórias, vivências, desejos, sentimentos e espaços. Ser recebido e receber o outro, entregar-se e/ou ser entregue, é um desafio, algumas vezes, e um prazer, outras. Os períodos de transição de casa para a escola, do pedagógico para o inglês/ integral acontecem no encontro entre o tempo de cada um e a segurança da continuidade disponível num ambiente coletivo.

A cada passo dado em direção à escola, os caminhos e percursos são revisitados, detalhes despercebidos por alguns trazem todo significado para outros.

Pertencentes a este espaço-ambiente, que proporciona escuta e conforto, as crianças apropriam-se de hábitos diários, como organizar suas mochilas e pertences - retirar agenda, kit escovação, livro da biblioteca, lençol e objetos de apego para o momento do sono, garrafa de água, estojo e tarefa.

Encontrar-se nos espaços de referência do grupo oferece múltiplas possibilidades: a espera pelos amigos, o compartilhar vivências (do dia ou do período anterior, do final de semana) para se entregar para a vida na escola, fazer escolhas sobre em que se envolver, dar continuidade, re- criar ou transformar brincadeiras, experiências, produções vividas, ter oportunidade de participar da organização do cotidiano com as educadoras, colocar-se a pensar sobre as preferências dos outros.

As escolhas que as crianças fazem dentre essas múltiplas possibilidades nos dão pistas, indícios sobre as pesquisas delas.

O acolhimento não acontece apenas em momentos organizados para isto, como a entrada na escola, o começo do dia ou do período. Acontece todo o tempo: nas decisões tomadas em conjunto - sobre os objetos de casa, os preparativos para as comemorações, a troca de livros da biblioteca; na resolução de conflitos, ao brincar no parque ou compartilhar as refeições e os aprendizados.

Acolher é uma postura de vida educativa. Refere-se à escuta, à escolha de estar ao lado das crianças, de colocar-se em relação, de construir hábitos em parceria. É estar disponível para conhecer as ideias dos outros – viver a diferença, a individualidade e a coletividade. É cuidar, sentir, pensar e agir para o bem-estar comum. Criar laços.

Acolher é transformar a si mesmo e ao outro a cada encontro.

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