Responsabilidade Compartilhada



 

Consciência social e ambiental

Na escola, todos são educadores, referência e modelo para os outros, especialmente para as crianças - elas não diferenciam quem é pedagogo de quem não é, aprendem - e muito – entre elas, com espaços e objetos - constroem significados sobre o ser e o viver em todas as relações que estabelecem com o mundo. Ao mesmo tempo, crianças, educadores e famílias compartilham do desejo e da necessidade de crescer e se desenvolver e precisam sustentar e transformar as relações entre si e com a educação. Todos possuem o mesmo objetivo e abraçam juntos os cuidados com as pessoas, com os objetos e espaços, com os conhecimentos adquiridos e especialmente com a educação das crianças.

A participação é o valor e a estratégia que qualifica a maneira de as crianças, educadores, pais e mães compartilharem do processo educativo; é a estratégia educativa construída e vivida no encontro e na relação dia após dia. A pluralidade dos pontos de vista e das culturas exige e favorece as formas de mediação cultural e nela se articulam ocasiões e iniciativas para se construir o diálogo e o senso de pertencimento a uma comunidade. Sentimentos e cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão são gerados por meio da participação.

A escola tem a finalidade de promover nas crianças o desenvolvimento da identidade, da autonomia, da competência canalizando-as para a cidadania, no sentido de construir um senso de pertencimento a uma comunidade de coexistências múltiplas, com o desejo de participar de um processo de proteção recíproca, justa e partilhada do mundo e de mudança em direção à aproximação, paz, prosperidade e sustentabilidade de cada ser de existência.

Viver as primeiras experiências de cidadania significa descobrir os outros e atribuir progressiva importância a eles e às suas necessidades; tornar-se cada vez mais consciente da necessidade de estabelecer regras compartilhadas; implica o primeiro exercício do diálogo que é fundado na reciprocidade da escuta, na atenção ao ponto de vista do outro, o primeiro reconhecimento dos direitos e deveres iguais para todos; significa lançar os fundamentos de um comportamento eticamente orientado, respeitoso aos outros, ao ambiente e à natureza. As crianças compreendem o mundo de forma bastante original e podem contribuir fortemente para mudanças e sustentabilidade.



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