Pensamento Projetual e Sistêmico



 

No Thema, as escolhas por uma educação transformadora são refletidas nos percursos que realizamos para auxiliar as crianças em suas investigações. O pensamento projetual e sistêmico é a maneira pela qual estabelecemos o nosso modo de estar com as crianças e de sustentá-las em suas pesquisas, tendo a documentação pedagógica como ferramenta para este processo.

Entendemos por projetual – adjetivo relativo a projeto – uma ação ou sequência de ações intencionais, com o propósito de desenvolver algo.

E sistêmico como um sistema ou organismo que funciona em sua inteireza e que pode ser afetado por cada parte. Portanto, o pensamento projetual e sistêmico prevê a ação contínua de possibilidades e contextos que permitam à criança buscar seu conhecimento por meio da materialização do seu pensamento.

O contexto investigativo é um dos momentos do cotidiano em que essas pesquisas e o pensamento projetual e sistêmico são postos em ação de maneira aprofundada, por meio de uma metodologia de pesquisa flexível que chamamos de projetação. A projetação se inicia pela observação das crianças: seus interesses, necessidades e investigações. A partir dessa observação, os educadores e as crianças chegam a um sujeito de pesquisa, por meio do qual o grupo irá estudar conceitos e elaborar teorias.

Nessa ação deve-se considerar o conhecimento que se tem do grupo, seus percursos anteriores e suas necessidades curriculares. A junção e interpretação desses dados é chamada de prefiguração. A partir dessas informações, levantamos hipóteses e possibilidades de aprofundamento das investigações das crianças, tanto quanto as múltiplas linguagens pelas quais elas poderão expressar seus pensamentos.

Diante da observação dos processos de aprendizagem, os educadores registram, analisam e interpretam as ações das crianças, compartilhando esses documentos com as próprias crianças e com a comunidade escolar, com a intenção de, com uma diversidade de pontos de vista, ampliar os encaminhamentos das pesquisas e comunicar com as crianças seus próprios processos, gerando memória e patrimônio coletivo.



Open chat
Olá!
Como Podemos ajudar?
Powered by