História



 

Pensamos em uma escola para crianças como um organismo vivo integral, como um local de vidas e relacionamentos compartilhados entre muitos adultos e muitas crianças. Pensamos na escola como uma espécie de construção em contínuo ajuste. (Malaguzzi apud Gandini, p.72, 1999)

Como nos convida a refletir Malaguzzi, a escola está em contínua reflexão, transformando-se por uma busca constante por sentido e significado. Assim, os processos vividos no THEMA dialogam com a história da educação no Brasil e no mundo, mas se distinguem com a intenção de uma compreensão aprofundada acerca do desenvolvimento humano. No dia 14 de agosto de 1984 foi fundada a escola como espaço destinado à puericultura. Em 1991, inicia-se o percurso de Berçário e Educação Infantil com o nome de "THEMA - Berçário e Recreação Infantil", com a proposta de traz para as crianças temas importantes relacionados aos aprendizados, sobretudo o "H" no nome da escola representa sua visão humana que alça transformações diante da infância e educação. Depois de um longo período de estudo e aprofundamento, em janeiro de 2002, a escola de educação infantil "THEMAeducando" assume uma nova postura frente à concepção de criança.

Do desejo, em 2009, ao início da implementação, em 2015, realizamos a importância de continuidade da educação no Thema para as crianças no Ensino Fundamental, estendendo a conquista da autonomia da criança por meio de seus potenciais, afinal sabendo que não podemos ensinar tudo a uma criança, é melhor ensinar a ela como aprender. (Brooks Adams apud Perrone, p.20, 2017)

O THEMA propõe-se ao movimento constante de uma comunidade em aprendizagem e transformação: que está sempre renovando a educação para nossas crianças, por isso a escolha do educando para acompanhar o nome da escola.

Open chat
Olá!
Como Podemos ajudar?
Powered by