Acolhimento e Escuta



 

A escola manifesta-se como um ambiente de proteção, capaz de acolher a diversidade e de promover as potencialidades de todas as crianças. Referimo- nos a acolhimento como uma postura de vida que vai além de uma atitude pontual voltada apenas aos primeiros dias da vida escolar ou aos primeiros momentos de uma rotina diária escolar, embora nesses momentos seja fundamental oferecer tempo e espaço para que elas possam sentir a continuidade entre a vida familiar e escolar e encontrar seu próprio modo de ser na escola.

O acolhimento na escola inspira a confiança que temos nos potenciais das crianças e a consciência de que para o desenvolvimento deles é necessário o apoio do educador. Acolhimento é, assim, a escolha de estar ao lado das crianças, uma atitude permanente de disponibilidade para encontrar- se com cada uma delas, para conhecê-las.

Acolher não se trata de aceitar passivamente o que se apresenta, ou apenas demonstrar carinho e afeto. Acolher implica um fazer motivado para a criança – uma escuta ativa e atenta de busca por reconhecer e valorizar suas ideias, implica inclusive verificar hipóteses e ideias que construímos a respeito delas. A escuta é um processo permanente que alimenta uma abertura em direção a si e ao outro; é a condição indispensável para o diálogo e a mudança. O comportamento de escuta eleva a atenção e sensibilidade com relação aos cenários culturais, de valores éticos e políticos de contemporaneidade.

Pensar em acolhimento enquanto uma abordagem pedagógica de vida exige previsão, organização, ação e verificação. Para acolher é necessário preparar o ambiente, espaço para esperar e receber, pensar nos materiais e objetos que atendem responsivamente aos interesses e necessidades das crianças, planejar e projetar oportunidades de diálogo.



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