Proposta Pedagógica



 

A ESCOLA, em seus processos e relações, é essencialmente POLÍTICA, ÉTICA e ESTÉTICA.
POLÍTICA, para nós, democrática e libertadora: o ser participativo, reflexivo e adaptável e que se entende como parte de um sistema.
ÉTICA, por valorizar profundamente as experiências humanas e tornar visível o aprendizado em relação.
ESTÉTICA, por voltar o olhar para aquilo que afeta a criança em suas relações e sutilezas, desenvolvendo as capacidades narrativas da sedução estética.


 
Ao contrário, as cem existem

A criança é feita de cem.

A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.

Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.

Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.

A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.

Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.


Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.

Dizem-lhe:
que as cem não existem

A criança diz:
ao contrário, as cem existem.


Loris Malaguzzi


 


 

 
Open chat
Olá!
Como Podemos ajudar?
Powered by