Na Educação Infantil, o ato de fazer coleções é uma forma lúdica de aprender os números e outros conteúdos e procedimentos matemáticos, ou seja, uma fusão entre prazer e aprendizagem significativa. Para aprender, as crianças precisam brincar com os números, refletir sobre eles e, a partir disso, construir a regularidade e organização do sistema de numeração.
As coleções servem como uma importante ferramenta da professora para apresentar os números às crianças levando-as a raciocínios que envolvam outros conteúdos desta área do conhecimento como a contagem, classificação, resolução de problemas etc. Além disso, dão também oportunidade de desenvolver posturas de trabalho em grupo, organização e manutenção dos objetos, que são procedimentos importantes para a formação das crianças.
Confira as coleções dos grupos em 2013:
Berçário – Variadas (temos em sala)
Professora Vanessa
Maternal 2.1 e 2.2 – Colheres
Professoras Amanda, Melissa e Fátima
G1 – Pedras
Professora Lisiane
G2.1 – Borrachas
G2.3 – Imãs de geladeira
Professora Mariana
G2.2 – Canetas
G2.4 – Borrachas
Professora Janaína
G3.1 – Apontadores
G3.3 – Relógios
Professora Mariana
G3.2 – Chaveiros
Professora Cibele
G4.1 – Réguas
Professora Camila
G4.2 – Borrachas
Professora Ariane
1º ano – Lápis
Prezada, gostaria de mais informações a respeito do projeto com coleções.
Att.
Professora Débora Fontes
Oi Débora, pra que faixa etária seria?
Prezada, gostaria de mais informações a respeito do projeto com coleções.
Att.
Oi Sheila, com que faixa etária você trabalha?
Gostaria de mais informações sobre o trabalho com coleções para crianças de 2 anos. Obrigada.
Bom artigo.
Obrigado.este é um grande recurso.